PERGUNTAS MAIS FREQUENTES ( FAQ )

e suas respostas de acordo com a Bíblia

Se você é um leigo a respeito da Bíblia, certamente você tem muitas dúvidas sobre a vida, a morte, poderes ocultos, mundo sobrenatural, etc. . Nesta página você terá a resposta para cada uma delas, de acordo com a palavra de Deus, que foi nos dada, também, para tirar nossas dúvidas a respeito destas coisas.

A BÍBLIA FOI ESCRITA POR DEUS OU PELOS HOMENS?

Por Deus! Como esta é uma das principais perguntas desta página, e dela depende muitas outras, aconselho-o a dar uma olhada na resposta mais detalhada (clique aqui).

O Diabo (Satanás) existe mesmo?

Existe. Se não acreditamos que Satanás existe, também não podemos acreditar que Jesus existe, ou anjos, ou céu, ou salvação, e tantas outras coisas que foram reveladas pela mesma fonte, a Bíblia.


Jesus Cristo é Deus?

Sim. A Bíblia tem vários textos que demonstram que Jesus era o próprio Deus encarnado que vaio em busca do homem. Veja mais detalhes na página dedicada aos Testemunhas de Jeová (clique aqui)


Por que Jesus morreu? Isto não foi uma fraqueza dEle?

Não. O homem peca e tem que morrer, mas Deus aceita que alguém sem pecado morra no lugar do pecador arrependido. Jesus então foi enviado por Deus para morrer no lugar daqueles que acreditassem nele. Além de tudo isso, Jesus ressuscitou, mostrando poder e vitória sobre a morte.


O que o Diabo pode fazer contra mim?

Satanás está sempre enganando o homem para afastá-lo cada vez mais de Deus, assim:


Como posso me livrar das ciladas de Satanás?

Você não pode evitar que o Diabo tente você mais você pode resistir até ele desistir de tentar você, e pode se livrar de que o Diabo toque em você entregando a sua vida para Jesus.


Existe fantasma?

De pessoas que já morreram, não! Mas de demônios, sim, porque Satanás tem poder para criar visões e mover objetos.


Móveis e objetos podem se mover sozinhos?

Não. Mas o Diabo tem poder para isto, a Bíblia relata até do controle do vento pelo diabo derrubando paredes.


Macumba ou despacho funciona mesmo?

Sim e não. Sim para os descrentes porque Satanás tem prazer em fazer o mal e se envolve com isto. Não, se a macumba for contra um servo de Deus, porque Deus não permite que seus filhos sejam tocados por Satanás.


Existe “igreja” ou religião perfeita?

Não. Existem “igrejas” mais próximas da perfeição do que outras, porque observam apenas a Bíblia, mas “igrejas” perfeitas, não existem porque, são compostas de seres humanos que falham.


Como posso saber se uma determinada “igreja” é boa para mim?

A melhor maneira é conhecendo bem a Palavra de Deus e entregando a vida para Jesus Cristo, para que você possa receber o Espírito Santo de Deus e ter discernimento espiritual. Mas enquanto isto não acontece, procure frequentar “igrejas” evangélicas, que obedecem apenas a Bíblia, de preferência as que são mais antigas no Brasil, porque hoje existem algumas novas que se dizem evangélicas mas trazem uma mensagem deturpada do evangelho de Cristo. Sem o Espírito Santo, realmente, é muito difícil saber isso, para você ter uma idéia, existem pessoas que fazem milagres, expelem demônios, só falam em Deus, Jesus Cristo e em fazer o bem e nunca tiveram vida com Deus.


Por que existem tantas “igrejas” diferentes, mesmo que elas se baseiem na Bíblia?

É porque nas igrejas guiadas pelo Espírito de Deus, o homem, algumas vezes, deixa de dar ouvido ao Espírito Santo para fazer o que ele pensa, então já não é mais uma cabeça dirigindo a igreja e sim duas ou mais, daí vem a divisão, mas de uma forma geral estas igrejas só diferem nos assuntos não importantes, que não fazem diferença para a salvação. Já para as “igrejas” ou religiões que não são guiadas pelo Espírito Santo de Deus, é uma confusão geral, a diferença de uma para outra é muito grande, porque são guiadas por pessoas enganadas por Satanás e ensinos de todo o tipo. Apesar de normalmente, pregarem o bem, as boas obras, falarem em Jesus, Deus, amor, Deus reprova a todas elas.


Como podemos reconhecer uma seita?

As seitas são grupos religiosos ou “igrejas”, que possuem uma ou mais das seguintes características:


Por que algumas pessoas são tão facilmente enganadas por algumas seitas, chegando até a se suicidarem?

O problema é porque desde o dia em que Adão desobedeceu a Deus e foi expulso de sua presença, o ser humano sente uma falta de Deus muito grande, como se fosse uma fome espiritual, então por causa da ignorância a respeito da verdade (a Bíblia), qualquer um que venha falando de Deus, de Jesus, do pecado ou da condenação do homem, ou de amor, parece, para eles, ser de Deus. Mas esse vazio que todos nós sentimos dentro de nós, só pode ser preenchido quando o Espírito de Deus vem habitar novamente dentro de nós, quando aceitamos a vida que Cristo oferece.


Por que os crentes se acham tão santinhos?

Na realidade os crentes não se acham santinhos, pelo contrário, eles se acham é muito pecadores, porque é isso que a Bíblia demonstra, então recorrem a Jesus Cristo para os salvar, e começam a obedecer a palavra de Deus.


Vai haver um julgamento de todas as pessoas, por Deus?

Sim, e como Deus não deseja que todos se percam, enviou Jesus para resgatar pelo monos alguns.


Eu acredito que Jesus é o filho de Deus e que veio a terra, isso é suficiente para eu ser salvo?

Não, isso o Diabo também crê e treme, mas nem por isso está livre do inferno. Crer em Jesus Cristo significa acreditar de todo coração nas palavras dEle, ou seja, que o homem é pecador e está caminhando para o fogo eterno, que Jesus é Deus e é a única pessoa que pode nos livrar da morte eterna, isto nos leva, cada vez mais, a conhecer a Bíblia, praticar a vontade de Deus e deixar o pecado que reconhecemos em nós.


Como os crentes podem afirmar que estão salvos, se Deus ainda vai julgar as pessoas?

São dois os motivos principais:

  1. Jesus Cristo usou termos que demonstravam que uma pessoa arrependida dos seus pecados já estava salva, como por exemplo: “Hoje, a salvação entrou nesta casa” e “quem tem o Filho tem a vida”, ou seja o julgamento não vai alterar a situação destas pessoas. Tudo isto está na Bíblia e a Bíblia é a verdade.

  2. E nem precisava a Bíblia afirmar estas coisas porque os que receberam o Espírito Santo, sentem algo dentro de si dizendo mais ou menos assim: “Filho, eu amo você, você é meu, e ninguém pode tirar você de mim.”


Dizem que Deus não vai enviar pessoas para o inferno por que Ele é bom, isto é verdade?

Não. Deus é bom porque dá a chance de pecadores como eu e você, se arrependerem dos seus pecados, e levarem uma nova vida, de acordo com a sua palavra, mas ele não vai nos forçar a fazer isto, vem quem quer, e no dia do julgamento ele vai separar uns dos outros porque ele já deu a sua palavra e Ele é justo.


É verdade que o céu e o inferno são aqui na terra mesmo?

Sim e não. Não, porque a Bíblia fala da existência de três lugares distintos, a terra, o céu e o inferno. Sim, porque em relação ao sofrimento que vai haver no inferno, a terra é um verdadeiro paraíso, um céu. Já em relação à vida prazerosa que vai haver no céu, esta vida de sofrimentos, dor, mortes, injustiças, violências, fome, guerras na terra é um inferno.


Como é o céu?

Os que forem salvos, viverão em uma cidade feita de ouro e toda espécie de pedras preciosas, todas as coisas serão novas e não haverá mentiras, nem coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação, nem lágrimas, nem morte, nem luto, nem pranto, nem dor, nem noite, nem lua, nem sol, porque Deus estará com eles, e a sua glória iluminará a cidade e o Cordeiro é a sua lâmpada. Mas tudo isso não descreve quase nada do que é o céu, porque o apóstolo Paulo teve uma visão do céu e afirmou: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”


Como é o inferno?

Já o inferno é o outro extremo, a Bíblia refere-se a este lugar horrível como: Lago que arde com fogo e enxofre e fogo eterno onde haverá choro e ranger de dentes. O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos, mas para lá irão também todos os que desobedecem a Deus e fazem o que agrada a Satanás. Só em estar separado de Deus para sempre já é um inferno, e ainda mais com este sofrimento...


No dia do meu julgamento vou ver a minha vida como se fosse um filme?

Sim. A Bíblia fala da existência do Livro da Vida e diz que o mortos foram julgados segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito em outros livros que foram abertos.


O que é o Livro da Vida?

É o livro que será aberto por Jesus Cristo no dia do nosso julgamento, e nele está o nome de todos os que serão salvos.


Todas as pessoas são filhas de Deus?

Não. Todas as pessoas foram criadas por Deus, por isso todas elas são criaturas, mas filhos de Deus só são aqueles que recebem Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.


É verdade que todo caminho leva a Deus?

Sim e não. Não para aqueles que acham que de toda forma seremos todos salvos, e sim porque todos nós um dia estaremos de joelhos diante de Deus, e seremos todos julgados. Ninguém escapará disto.


É verdade que a maioria das pessoas vão para o inferno?

Sim. A Bíblia diz que muitos são chamados, mas poucos os escolhidos, e que larga é a porta e espaçoso, o caminho que leva para a perdição, e são muitos os que entram por ela, estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.


O que faço para ter fé?

A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, também diz que se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. Portanto Leia a Bíblia, confesse os seus pecados a Cristo e viva uma vida de acordo com a vontade de Deus.


É verdade que Jesus Cristo vai voltar para a terra?

Sim, Ele prometeu, e ninguém tem poder para impedi-lo.


Existe anjo da guarda mesmo?

Não. O que existem são anjos que nos guardam, mas não um só.


O mundo vai se acabar? Quando?

O dia ninguém sabe.


Existe outras vidas depois desta?

Não. Seremos julgados após a morte e viveremos eternamente separados de Deus, ou com Ele.


Existem pessoas em outros planetas?

Não tem nenhum texto da Bíblia que afirme isto ou coisa parecida, muito pelo contrário, ela mostra Deus, o criador de todas as coisas, sempre conosco (os moradores da terra), desde o início da criação até a vida na eternidade.


Existe extra-terrestre mesmo, aqui na terra?

Não. Se alguma coisa já foi vista, são manifestações demoníacas para confundir o ser humano, porque o Diabo se transforma até em anjo de luz para enganar as pessoas.


Dá azar passar por debaixo de escadas? E trevo de quatro folhas ou ferradura da sorte?

Sim e não. Não para os guardados pelos anjos do Senhor, e sim para as pessoas que são supersticiosas, porque Satanás começa a agir na vida delas para que as coisas aconteçam como elas esperam, e elas começam acreditar nestas coisas e se tornam escravas delas.


Se eu for bonzinho ou fizer o bem vou pro céu?

Depende, Se você faz estas coisas para ir para o céu, você não vai, porque seus pecados continuam. Agora se você já os confessou a Cristo, arrependido, e com o propósito de não comete-los mais, você está salvo, e pratica as boas obras, não para ser salvo, mas por obediência e gratidão a Deus. Afinal somos salvos pela fé em Jesus Cristo e não por obras para que ninguém se glorie.


Todas as pessoas que fazem milagres são de Deus?

Não. Jesus Cristo disse que no dia do julgamento, muitos que fizeram milagres, profetizaram, e expeliram demônios usando inclusive o nome de Jesus, serão condenados.


Se eu aceitar a Jesus Cristo, vou ficar rico?

Provavelmente não. O homem que tem muito dinheiro, muita fama, muito poder, etc. geralmente não sabe lidar com isto, se enche de si, e se torna soberbo, orgulhoso, injusto avarento, prepotente, etc. Jesus Cristo e seus santos apóstolos eram todos pobres. Muito dinheiro, quase sempre, trás mais infelicidades do que felicidades e o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.


Por que Deus tira a vida de algumas pessoas boas e deixa outras perversas praticando o mal na terra?

Por muitos motivos. A morte dos santos é preciosa aos olhos de Deus, par eles o viver é Cristo e o morrer é lucro. Para os que se perdidos no pecado, Deus deseja que eles se salvem e dá chances para que se arrependam e cheguem ao conhecimento de Jesus. Deus é paciente mas não arrisque sua vida, você não sabe se vai morrer amanhã.


Existem diferenças entre as Bíblias vendidas hoje no Brasil?

Sim. Podemos citar as principais: A Bíblia dos Testemunhas de Jeová, que não é fiel aos originais gregos. as bíblias dos evangélicos, que procuram ser o mais fiel possível as escrituras originais, e a Bíblia dos católicos, semelhante às dos evangélicos, mas que possui 7 livros a mais, são os chamados livros apócrifos.


? Quais são os livros apócrifos e porque as Bíblias dos evangélicos não possuem estes livros?

Os livros apócrifos são: Macabeus 1 e 2, Judith, Eclesiástico, Tobias, Baruc e Sabedoria. Os evangélicos não incluíram estes livros na Bíblia porque para eles a Bíblia Sagrada só pode conter livros inspirados por Deus, mas afirmam que estes 7 livros podem ser lidos por serem livros históricos.


?

.



Palavras Finais


“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” ( Mateus 22:29 )


Se você deseja tirar outras dúvidas a respeito da vida ou da morte, ou das coisas sobrenaturais, ou ocultas,


Leia a Bíblia


Deus lhe abençoe!









Página Inicial